dicas para combater a insônia

Veja 10 dicas para combater a insônia e ter um sono melhor

Veja 10 dicas para combater a insônia e ter um sono melhor

Toda noite você se esforça para dormir, não importa o quão cansado esteja? Você acorda no meio da noite e sem sono por horas, olhando o relógio ansiosamente? Se você disse sim a essas perguntas, provavelmente sofre do mesmo mal de milhares de brasileiros: a insônia. Trata-se da incapacidade de adormecer ou permanecer dormindo à noite, resultando em um sono não reparador ou não restaurador. É um problema muito comum, que afeta sua energia, humor e capacidade de funcionar durante o dia. A insônia crônica pode até contribuir para sérios problemas de saúde. No texto de hoje, vamos dar dicas para combater esse problema. Confira!

blog_insonia

O que é insônia

A insônia é a dificuldade de iniciar o sono, mantê-lo continuamente durante a noite ou também o despertar antes do horário desejado. Nem toda insônia é igual; pessoas podem experimentar a condição de maneiras distintas. Veja os principais tipos da doença.

Insônias transientes

As insônias transientes ou de curta duração são as que duram de poucos dias até três semanas. Geralmente são causados por estresse grave ou persistente como preocupações com a saúde própria ou de familiares; luto ou perda substancial; problemas familiares, profissionais ou de relacionamentos.

Insônia intermitente

Caso os episódios de insônia ocorram de tempos em tempos, com períodos de sono regular e revigorante entre eles, passa a ser chamada de insônia intermitente.

Insônia crônica

As insônias de longa duração ou crônicas são as que duram mais de três semanas. Podem ser relacionadas a estresse contínuo, depressão, abuso de álcool ou drogas e hábitos inadequados para dormir, como o excesso de cafeína.

Insônia no Brasil

 

A insônia é a queixa mais comum entre as pessoas com distúrbios de sono, seguida do ronco e da apneia. Apesar de ser recomendável dormir 8 horas por dias, para a maioria da população, em especial a das grandes cidades, dormir 8 horas por noite é quase impossível. O ritmo agitado da vida urbana e o estresse do dia a dia fazem a população dormir cada vez pior. De acordo com uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Sono, aproximadamente 73 milhões de pessoas sofrem de insônia no Brasil atualmente.

 

Causas de insônia

As causas da insônia incluem:

  • Estresse relacionado a grandes eventos da vida, como perda ou mudança de emprego, morte de um ente querido, divórcio ou mudança;
  • Coisas ao seu redor como ruído, luz ou temperatura;
  • Mudanças em sua programação de sono, como Jet lag (Ex: alteração do ritmo biológico de 24 horas consecutivas, que ocorre após mudanças do fuso horário em longas viagens de avião), uma nova mudança no trabalho ou hábitos ruins que você adquiriu quando teve outros problemas de sono.

Fatores secundários que também podem agravar o quadro

  • Problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade;
  • Remédios para resfriados, alergias, depressão, pressão alta e asma;
  • Dor ou desconforto à noite;
  • Uso de cafeína, tabaco ou álcool;
  • Hipertireoidismo e outros problemas endócrinos;
  • Outros distúrbios do sono, como apneia do sono ou síndrome das pernas inquietas.

Sintomas de insônia

Os sintomas de insônia incluem:

  • Sonolência durante o dia
  • Fadiga
  • Mau humor
  • Problemas de concentração ou memória

Diagnóstico de Insônia

Seu médico fará um exame físico e perguntará sobre seu histórico médico e histórico de sono. Ele pode pedir para você manter um diário por uma ou duas semanas, acompanhando seus padrões de sono e como você se sente durante o dia. Ele também poderá conversar com seu parceiro sobre o quanto e como você está dormindo. Você também pode fazer testes especiais em um centro de sono. Um dos mais comuns é a poli-sonografia, um exame que monitora o paciente enquanto dorme. Veja abaixo as 10 dicas para combater a insônia e ter um sono melhor:

10 Dicas para combater a insônia

 

Algumas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a combater a insônia, mesmo quando ela for crônica. Veja abaixo dicas para combater a insônia, segue algumas delas:

 

1- Mantenha horas regulares de sono

Ir para a cama e se levantar quase à mesma hora todos os dias irão programar o seu corpo para dormir melhor. Escolha um horário em que você provavelmente se sinta cansado e com sono.

 

2- Crie um ambiente repousante

Seu quarto deve ser um lugar tranquilo para descansar e dormir. A temperatura, a iluminação e o ruído devem ser controlados para que o ambiente do seu quarto o ajude a adormecer (e permanecer dormindo).

Se você tem um animal de estimação que dorme no quarto com você, considere movê-lo para outro lugar se ele o perturba com frequência durante a noite.

 

3- Verifique se sua cama é confortável

É difícil dormir bem em um colchão muito macio ou muito duro, ou em uma cama muito pequena ou velha. Os colchões terapêuticos são uma ótima pedida, pois se adaptam ao seu corpo, além de oferecer tratamentos que ajudam a ter uma boa noite de sono.

 

4- Exercite regularmente

Exercícios moderados regulares como nadar ou caminhar podem ajudar a aliviar parte da tensão acumulada ao longo do dia. Mas certifique-se de não fazer exercícios vigorosos, como correr ou ir à academia, muito perto da hora de dormir, pois isso pode mantê-lo acordado.

 

5- Reduza a cafeína

Reduza a cafeína no chá, café, bebidas energéticas ou refrigerantes, especialmente à noite. A cafeína interfere no processo de adormecer e também impede o sono profundo. Em vez disso, tome uma bebida quente com leite ou um chá de ervas.

 

6- Não exagere na comida ou bebida.

Muita comida ou álcool, especialmente tarde da noite, pode interromper seus padrões de sono. O álcool pode ajudá-lo a adormecer inicialmente, mas interromperá seu sono mais tarde, durante a madrugada.

 

7- Não fume

A nicotina é um estimulante. Pessoas que fumam demoram mais para adormecer, acordam com mais frequência e costumam ter um sono mais interrompido.

 

8- Tente relaxar antes de ir para a cama

Tome um banho quente, ouça música tranquila ou faça ioga suave para relaxar a mente e o corpo. Seu médico pode recomendar um CD de relaxamento útil.

 

9- Esqueça suas preocupações

Se você costuma ficar deitado na cama pensando em tudo que precisa fazer no dia seguinte, reserve um tempo antes de dormir para fazer planos. O objetivo é evitar fazer essas coisas quando estiver na cama, tentando dormir.

 

10- Se você não consegue dormir, levante

Se você não consegue dormir, não fique se preocupando com isso. Levante-se e faça algo que você ache relaxante até sentir sono novamente, depois volte para a cama.

 

Cuide-se

Apesar de ser um problema muito comum, a insônia requer cuidados. Se mesmo após as mudanças de vida, o problema persistir, procure ajuda profissional para descobrir o que está causando a dificuldade para dormir. A ausência de sono pode prejudicar sua saúde física e emocional, por isso, não deixe o problema se agravar. Cuide-se! e lembre-se de sempre reler as 10 dicas para combater a insônia.

Conheça nossos tratamentos terapêuticos lá você verá também dicas para combater a insônia: https://www.dsonocolchoes.com.br/tratamentos-terapeuticos/

Veja também mais dicas para combater a insonia em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/insonia

 

 

× Available from 00:00 to 23:59