Como escolher o travesseiro ideal? Veja algumas dicas!

Passamos cerca de um terço de nossas vidas dormindo, por isso é necessário que tanto o colchão como o travesseiro estejam adaptados às nossas necessidades. Se você já passou dez minutos navegando na Internet em busca de um novo travesseiro, provavelmente notou que há muitos tamanhos e modelos para você escolher. Com tantas opções, como escolher o travesseiro ideal para você?

Por que é necessário um travesseiro confortável?

O travesseiro desempenha um papel importante na qualidade do nosso sono, já que mudamos de posição entre 30 e 40 vezes durante a noite e é fundamental ter um suporte adequado para o nosso pescoço.

Este item é algo tão pessoal que não podemos escolher de forma apressada. Levando em consideração que é o suporte da cabeça e pescoço enquanto dormimos, você deve saber que, ao escolher bem, pode evitar os seguintes problemas:

  • Dor no pescoço, nas costas ou nos ombros
  • Roncos e assobios
  • Problemas respiratórios
  • Dores nas extremidades superiores
  • Espirros
  • Insônia
  • Pesadelos
  • Má circulação do sangue.

Importância do travesseiro

Ok, vamos começar da estaca zero. No final do dia, a função mais importante do seu travesseiro é apoiar sua cabeça para que você possa ter uma boa noite de sono. E quando digo “apoio”, não quero dizer apenas que deva ser macio e aconchegante. Mas como escolher o travesseiro ideal? O mesmo deve manter sua cabeça, pescoço e coluna, todos em alinhamento neutro e apoiar a curvatura natural de sua coluna. Manter a coluna na posição correta alivia a dor no pescoço e diminui a pressão por todo o corpo.

Como escolher o travesseiro ideal

Agora, aqui está a parte complicada: cada posição de dormir requer um tipo diferente de travesseiro para manter uma postura saudável. Cada uma delas é apenas um reflexo de seus hábitos de sono, e há muito mais a se considerar quando você está em busca do travesseiro perfeito. Por exemplo, pessoas que respeitam o meio ambiente ou são amantes do látex, provavelmente desejam tipos específicos de travesseiros para acomodar suas preferências pessoais. Lembre-se: seu travesseiro deve sempre apoiar uma postura saudável, mas também deve ser compatível com seus hábitos e gostos.

Para quem dorme de costas

Para manter a postura saudável, quem dorme de costas precisa de um travesseiro com altura e firmeza médios. Além disso, quem dorme nessa posição pode descobrir que travesseiros cheios de materiais que se adaptam à pressão (como espuma de memória, por exemplo) são particularmente benéficos.

Altura média – uma altura média vai ajudar a aliviar a pressão em seu pescoço e ombros, proporcionando um amortecedor agradável e confortável entre você e seu colchão. Se seu travesseiro for muito alto, sua cabeça ficará esticada para cima. Se for baixo, você ficará praticamente deitado no colchão. Encontrar a altura ideal é o foco para seu bem-estar.

Firmeza média – uma firmeza média manterá sua cabeça apoiada o suficiente para ficar alinhada com a coluna vertebral e garantirá que o travesseiro não se achatará ao longo da noite. Se o seu travesseiro for muito macio, é provável que perca a forma com o peso da sua cabeça.

Densidade progressiva – materiais projetados para se adaptar à pressão são ótimos para manter a sensação da cabeça confortavelmente embalada e mantida em alinhamento neutro com o pescoço.

Para quem dorme de lado

Para manter a coluna neutra e uma postura saudável, quem dorme de lado precisa de um travesseiro mais alto e suporte mais firme.

Altura – Um travesseiro alto irá sustentar sua cabeça para que fique em alinhamento neutro com sua coluna. Além disso, irá aliviar a pressão em seu ombro e garantirá que ele não esteja suportando o peso do seu corpo. Se você sentir que seu ombro está afundando no colchão, seu travesseiro pode não ser alto o suficiente.

Apoio Firme – Travesseiros com um nível de apoio médio ou firme servirão para manter sua cabeça e pescoço alinhados com sua coluna durante a noite. Se o seu travesseiro for muito macio, sua cabeça irá afundar gradualmente ao longo da noite, jogando sua coluna para fora do alinhamento neutro.

Não se esqueça dos ácaros, se você é alérgico

Esses lindos aracnídeos microscópicos adoram colchas e dobras, então se você tem problemas de alergia, certifique-se de que seu travesseiro seja antiácaro.

E lembre-se: travesseiro também tem prazo de validade! O ideal é trocá-lo a cada dois anos ou de acordo com as deformidades que ele possa apresentar. Depois desse tempo, até 25% do seu peso pode ser formado por ácaros vivos ou mortos e seus dejetos – um prato cheio para alergias e outros problemas.

Não se esqueça de cuidar do seu travesseiro

E não podemos terminar este guia, sem algumas breves recomendações sobre como cuidar do seu travesseiro para que dure o máximo possível e nas melhores condições.

Proteja seu travesseiro

Proteja seu travesseiro com uma fronha. Isso pode parecer meio óbvio, mas muitas pessoas ainda não sabem disso. E se protegemos nosso colchão com uma capa para evitar que líquidos, suor ou mesmo bactérias penetrem nas camadas internas, por que não vemos o quanto é importante proteger nosso travesseiro? Especialmente quando o núcleo do travesseiro é muito menos protegido do que o de um colchão, e muitas vezes, fatores tão comuns como o suor do rosto ou a saliva colocam nosso travesseiro à prova todas as noites.

Lavar a capa regularmente

Lave a fronha regularmente. Se você usa protetor, pode lavá-lo menos tempo, pois está criando uma barreira física contra ácaros e outros elementos que podem colocar em risco a higiene do seu travesseiro. Mesmo assim, conseguir um travesseiro removível, cuja capa é lavável à máquina, permitirá que você higienize seu equipamento de dormir com a regularidade que precisar de uma forma confortável e eficaz.

Um plus no seu travesseiro

Alguns tipos de travesseiro também possuem tratamentos especiais. Veja alguns:

Vibroterapia: Alguns travesseiros possuem tratamento de vibroterapia, com controle que possui 8 tipos de massagens. Recomendado para usar nas costas, promovendo o relaxamento muscular.

Camadas: travesseiros que permitem você ajustar a altura ideal para seu corpo, pois são compostos por camadas, onde você pode retirar algumas para reduzir a altura e encontrar o tamanho ideal para você.

Outros benefícios que tratam enquanto você dorme presentes em travesseiros são os imãs de terapia magnética e as pastilhas de infravermelho.

Recomendado para o relaxamento da musculatura dos ombros e pescoço, aliviando as tensões na região cervical e escápula. Os imãs, por sua vez, atuam na prevenção da enxaqueca e dores de cabeça. Melhora a circulação, permitindo uma noite de sono profundo e reparadora.

Agora é só escolher

Agora que você já leu todas as nossas dicas, já pode e sabe como escolher o travesseiro ideal para você ter noites tranquilas e sem maiores problemas posturais. Lembre-se: ele será essencial para sua vida durante um bom tempo, por isso escolha com cuidado. Sua saúde e seu bem-estar devem estar sempre em primeiro lugar. Acesse nosso site e veja os tipos de travesseiros que temos para sua saúde: http://www.dsonocolhoes.com.br/travesseiros

 

 

 

 

 

 

 

× Available from 00:00 to 23:59