Um bom colchão é determinante para uma noite de sono tranquila e agradável. Se você fizer a escolha errada desse produto, provavelmente terá dificuldades para dormir, ficará com dor nas costas e passará o dia cansado. Porém, você sabia que há colchões que proporcionam muito mais que um sono de qualidade? Eles são conhecidos como colchão terapêutico, que além de ajudar no seu descanso, ajudam a combater e prevenir doenças. Nesse texto, vamos elencar os principais diferenciais desse tipo de produto. Confira!

colchão terapêutico

O que é um colchão terapêutico?

Podemos dizer que é um colchão com uma tecnologia diferenciada, feito com materiais especiais e que proporciona um conjunto de terapias e massagens que agem no seu corpo enquanto você dorme.

Podemos dizer também que o colchão terapêutico possui a estrutura de um colchão comum, porém é fabricado de uma forma diferente, unindo tecnologia, comodidade e adaptação ao organismo de quem deita sobre sua superfície.

Porque comprar um colchão terapêutico

Existe a percepção de que esse tipo de colchão é destinado a pessoas acamadas e doentes. A verdade é que este tipo de colchão tem inúmeros benefícios para todos os públicos.

O colchão terapêutico foi concebido para beneficiar todo o corpo e proporcionar um sono repousante e confortável, para que o proprietário acorde revigorado e sem dores. Esses colchões apoiam totalmente o corpo e reduzem o estresse nas costas, pescoço e articulações, aliviando os pontos de pressão. Isso proporciona um alto nível de conforto e evita a rigidez ao acordar.

Diferenciais dos colchões terapêuticos

A primeira vista, os colchões terapêuticos podem até se assemelhar aos comuns, porém há alguns fatores fundamentais que diferenciam esses produtos. Confira alguns:

Sem relevos ou buracos

Depois de algum tempo de uso, os colchões normais criam buracos ou relevos onde alguém deita. Por exemplo, se você sempre deita do lado direito da cama, provavelmente, esse lado terá pequenas depressões, no formato do seu corpo. Isso acontece porque o material do colchão não tem a capacidade de voltar à posição original.

Já o colchão terapêutico conta com materiais que são capazes de voltar à sua forma original. Ele se adapta perfeitamente ao tamanho e às condições morfológicas do proprietário.

Densidade progressiva

Um outro diferencial do colchão terapêutico é a existência da densidade progressiva. O conceito é bastante simples: o peso não se distribui por igual pelo corpo. Por isso, esses produtos são desenvolvidos em várias camadas de densidades diferentes para melhor ergonomia do corpo, ou seja, ao mesmo tempo em que se têm camadas firmes, com uma densidade mais alta, também há camadas mais superficiais para dar conforto e liberdade de movimento ao ombro e quadril.

O colchão terapêutico possui densidade equilibrada que faz a distribuição de peso por pontos, alinhando e corrigindo a coluna enquanto você dorme. Com a densidade progressiva há uma distribuição do material para as áreas adequadas, o que permite que o  colchão se adapte ao seu corpo.

Tratamentos

Os colchões terapêuticos são fabricados com a mais inovadora tecnologia do mercado e incluem tratamentos terapêuticos que permitem não apenas o descanso e o relaxamento, mas também o tratamento de alguns problemas de saúde enquanto o corpo descansa.

Veja algumas das terapias mais comuns:

Terapia Magnética- Sistema de pastilhas imãs que irradiam ondas magnéticas, transportando por meio dos átomos o ferro da corrente sanguínea e nutrientes para todas as partes do corpo, melhorando o funcionamento dos sistemas nervoso e vascular, o que promove a oxigenação dos tecidos, eliminando as toxinas.

Infravermelho longo – Tratamento que emite ondas de infravermelho de mícrons capazes de atuar na água do corpo humano, liberando toxinas e resíduos de células mortas que são eliminados pelo organismo.

Massagem Vibroterapêutica – Massagens automáticas, realizadas por meio de vibrações rápidas e ondas eletromagnéticas. Os dispositivos massageadores dentro dos colchões terapêuticos são acionados por meio do controle remoto fornecido junto com o colchão, e produzem vibrações que se propagam ao longo de toda superfície, proporcionando estímulos agradáveis que atuam diretamente nas regiões cervical, lombar, coxas e panturrilhas.

Energia Quântica – Tratamento que usa sistema gerador de campo eletromagnético de baixa frequência, que ajuda na reposição eletromagnética e induz ao reequilíbrio energético, promovendo assim o estímulo do organismo, fazendo com que todos os órgãos entrem em funcionamento, na busca do desempenho integral de suas funções.

Material

Os materiais de fabricação dos colchões terapêuticos são de qualidade superior e aliam conforto com as mais recentes inovações do mercado. Veja alguns deles:

Perfilado Terapêutico: superfície desenvolvida em alto relevo vulcanizado e poroso. Isso facilita a evaporação da transpiração, mantendo o colchão terapêutico sempre em uma temperatura agradável. Além disso, combina pontos de contato com espaços para circulação de ar (formato caixa de ovo), aumentando a resistência e a durabilidade.

O perfil terapêutico também simula uma massagem no estilo Do-In (Massagem Oriental), ativando assim a circulação sanguínea e proporcionando uma incrível sensação de leveza e bem-estar, além de ser antitérmico, antialérgica, antifúngico e antiácaros.

Tecido Terapêutico – Os tecidos utilizados nos colchões são desenvolvidos com elementos naturais como fibra de bambu e aloe vera, permitindo uma sensação de frescor. A fibra de bambu mantém a temperatura dos produtos estável, sendo também um agente bactericida natural, garantindo a mais avançada tecnologia no controle de ácaros, fungos e bactérias.

Materiais Antialérgicos – Os colchões terapêuticos são perfeitos para pessoas altamente com problemas de alergia, pois possui ação antifúngica e antialérgica.

Benefícios do colchão terapêutico

Durma mais e melhor: O repouso é uma das grandes vítimas dos males relacionados às dores nas costas ou nas articulações. Ter um colchão com suporte especializado melhora a qualidade do sono.

Menos dor e menos desconforto: Os benefícios desses produtos em pacientes com diferentes patologias foram comprovados cientificamente. Graças a eles, as pessoas sentem menos dor e menos desconforto. Muitos dos problemas de descanso vêm de dores obtidas durante o sono.

Durabilidade: Os colchões terapêuticos são projetados para durar e não se desgastar, mesmo com muito tempo de uso.

Vale a pena investir em um colchão terapêutico?

Com certeza. Adquirir um colchão terapêutico, só vai trazer vantagens para o seu dia a dia.

Além de proporcionar um sono reparador, ele ajuda a promover a flexibilidade muscular, a renovação celular e capilar e ajuda no combate a inflamação, dores e febres.

É Ideal para correção da postura, redução da movimentação durante o sono e para reatar a comunicação intracelular. Também melhora a circulação, a oxigenação do sangue, disposição e humor.

Conclusão

É muito importante a escolha correta de um colchão adequado às nossas necessidades, que cuide da nossa coluna vertebral, e claro, dos nossos músculos, ossos e articulações. O investimento é mínimo se comparado aos benefícios que nos trará a médio e longo prazo, pois os colchões terapêuticos proporcionam um sono reparador e bem-estar, garantindo o  descanso que você precisa.

No nosso site: http://www.dsonocolchoes.com.br você encontra mais informações sobre cada uma destas terapias, materiais dos colchões e com certeza encontrará o tamanho do colchão ideal para você e sua família.

× Available from 00:00 to 23:59