cromoterapia

Já está provado que as cores influenciam as nossas vidas e nossas emoções. Algumas despertam alegria, já outras, desejos e impulsos. Porém, você sabia que as cores também podem ser utilizadas em prevenções de problemas. Trata-se da cromoterapia, técnica que utiliza o método que é capaz de equilibrar as “energias” do corpo humano, tratando doenças, trazendo bem-estar e ajudando a tratar os distúrbios do sono, que está afetando muitos brasileiros nessa quarentena.

cromoterapia
Terapia das cores

O que é cromoterapia?

Cromoterapia é a técnica de tratamento por meio das cores. É reconhecida como Prática Integrativa e Complementar na Saúde (não substituindo outros tratamentos, mas sendo usada em conjunto) desde 2018 pelo SUS.

Nossos corpos precisam da luz do sol para viver. E essa luz pode ser dividida em um espectro de sete cores. Um desequilíbrio de qualquer uma delas pode se manifestar em sintomas físicos e mentais.

A cromoterapia é a ciência que usa cores para ajustar as vibrações do corpo a frequências que resultam em saúde e harmonia. Cada cor possui frequências de uma vibração específica, e cada vibração está relacionada a diferentes sintomas físicos.

Como funciona?

A cromoterapia atua em vários pontos de energia para ajudar a equilibrar seu corpo por meio de todo o espectro de luz visível, cada cor atendendo a uma necessidade distinta. Os instrumentos de cromoterapia liberam comprimentos de onda e frequências que emitem cores específicas de luz para induzir uma reação de cura no corpo.

Na prática da cromoterapia onde se utilizam espectros luminosos, as cores são escolhidas e aplicadas segundo um critério apropriado. Podem ser usadas uma ou mais cores numa sessão para cada projeção.

A História da Cromoterapia:

A história da cromoterapia é tão antiga quanto da medicina e há registros de seu uso no Egito, Grécia, China e Índia. No final do século 17, o matemático e filósofo inglês Sir Isaac Newton conduziu seus experimentos com prisma e mostrou que a luz é realmente uma mistura de cores do espectro visível. Mas foi só no final de 1800, quando o Dr. Edwin D. Babbitt publicou seu livro Princípios de Luz e Cor, que a Cromoterapia como a conhecemos foi delineada. Neste trabalho Babbitt sugere o uso da cor como um tratamento para uma variedade de doenças, incluindo distúrbios do sono e ansiedade.

No final dos anos 1940, o pesquisador russo SV Krakov conduziu uma série de experimentos nos quais separou os diferentes comprimentos de onda no espectro de luz para mostrar como a cor afeta o sistema nervoso. Os frutos dos estudos de Krakov ainda são usados ​​hoje por muitos médicos.

Cromoterapia: como as cores agem na cura

Cada cor tem um efeito diverso e age de forma diferente nos corpos humanos. Veja alguns exemplos:

Vermelho

Acredita-se que o vermelho aumenta o pulso, eleva a pressão arterial e aumenta a taxa de respiração. O vermelho seria aplicado para apoiar as funções circulatórias e nervosas.

Rosa

A cor rosa ativa e elimina as impurezas da corrente sanguínea.

Laranja

O laranja é uma mistura de vermelho e amarelo. Ativa e elimina a gordura localizada. Ajuda na asma e bronquite.

Amarelo

O amarelo, a cor mais brilhante usada na cromoterapia, tem sido usada para purificar a pele, ajudar na indigestão, fortalecer o sistema nervoso, tratar doenças glandulares, hepatites e distúrbios linfáticos e auxiliar o metabolismo.

Verde

Verde, uma cor associada à harmonia proporciona um efeito calmante neutro e positivo. Proporciona estimulação anti-infecciosa, antisséptica e regenerativa.

Azul

O azul promove relaxamento e calma. Essa cor possui qualidades tranquilizantes frequentemente usadas para aliviar dores de cabeça e enxaquecas, resfriados, estresse, tensão nervosa, reumatismo, dores de estômago, cãibras musculares e distúrbios hepáticos. Acredita-se que o azul tenha um efeito positivo em todos os tipos de dor.

Índigo

A cor Índigo é usada para tratar condições que envolvem os olhos, ouvidos e nariz. Tem um efeito calmante e sedativo.

Violeta

A violeta é usada para acalmar o sistema nervoso, acalmar órgãos e relaxar os músculos. Violeta tem qualidades meditativas e é frequentemente usada para tratar doenças do sistema linfático e do baço, bem como distúrbios urinários e psicose.

E como a cromoterapia pode ajudar no sono?

A cor é uma propriedade da luz, composta de muitas ondas diferentes de energia. Quando a luz incide sobre as células fotorreceptoras da retina, ela é convertida em impulsos elétricos.

Esses impulsos chegam ao cérebro e provocam a liberação de hormônios. A liberação desses hormônios em explosões controladas pode ser usada para tratar o corpo e a mente de muitas das condições médicas que impedem o sono, bem como promover condições que conduzem ao descanso.

Outras alternativas

Embora muitas formas de cromoterapia só possam e devam ser praticadas por profissionais licenciados e/ou médicos, algumas versões desse tratamento são simples e seguras o suficiente para serem praticadas no conforto da sua casa.

Isso inclui vestir roupas de tons específicos, cercar-se de uma cor recomendada, comer certos alimentos coloridos e concentrar-se em visualizar uma cor específica.

Há também uma série de colchões terapêuticos que são fabricados com a tecnologia da cromoterapia. Através de um controle remoto, é possível  escolher uma difusão de luz, em diferentes cores, para promover um relaxamento profundo e personalizado.

Conclusão

A cromoterapia é um tratamento alternativo benéfico, que pode ajudar diversos problemas, inclusive aqueles relacionados ao sono. Comece utilizando esse tratamento de forma mais simples, mudando as cores do ambiente, roupa e depois procure tratamento mais especializado. Você verá de perto o quanto ele será benéfico para a sua vida.

Está à procura de um colchão com tratamento de cromoterapia? Venha conhecer a D’Sono. Desenvolvemos uma linha de colchões terapêuticos especiais aliando a mais alta tecnologia do mercado com os melhores conceitos e terapias de saúde do sono. Conheça os nossos produtos! Acesse nosso site:  http://www.dsonocolchoes.com.br  e nos chame no Whatsapp: (21) 98391-2210

× Available from 00:00 to 23:59