Trocar de colchão: sinais que mostram que chegou a hora!

Você tem dificuldades para dormir, acorda cansado, com dores sem nenhum motivo aparente? Saiba que a resposta para as noites mal dormidas pode ser bem simples: o seu colchão. Por mais que ele tenha sido um bom companheiro e tenha cumprido bem o seu papel, pode ser que seja a hora dele se aposentar. Já faz um tempo desde que você mudou o seu? Deseja saber se é hora de trocar de colchão?

trocar de colchão
Trocar de colchão

Nesse texto vamos mostrar os sinais que indicam que é hora de você trocar de colchão.

Com que frequência é aconselhável trocar de colchão?

O equipamento de descanso tem prazo de validade, sua vida útil se esgota devido a vários fatores, principalmente ao desgaste progressivo dos materiais e do uso. A condição boa ou ruim do colchão é o que determina a qualidade do sono que você tem. Um bom descanso deve ser um dos pontos fundamentais se você deseja desfrutar de uma vida plena.

Fatores a considerar

Você não precisa ser especialista em descanso para saber quando precisa trocar o colchão da sua cama. Alguns fatores indicam que ele precisa de um descanso definitivo, já que fez o trabalho de proporcionar o sono reparador que você precisa durante tanto tempo! Veja alguns deles:

Idade do colchão

O relacionamento que estabelecemos com nosso colchão é duradouro, mas não é eterno. Não é uma peça que mudamos continuamente, por isso é melhor ser exigente para que seu idílio não termine em drama.

A vida média de um colchão normal é estimada em 5 anos e, de um terapêutico, entre 10 e 20 anos. Com o passar do tempo, os materiais a partir dos quais o colchão é feito sofrem desgaste progressivo, o que acabará prejudicando a qualidade do sono e de sua saúde noite após noite.

O uso diário faz com que perca qualidade e as propriedades que possuía no momento da compra.

Uso

Obviamente, o uso que é dado a um colchão tem um grande peso no desgaste do material. A vida do seu colchão dependerá se você usá-lo diariamente ou se for um colchão de uso esporádico.

Como você pode imaginar, o desgaste de um colchão onde você dorme todos os dias, noite após noite, por muitos anos é muito maior do que o que você usa apenas para dormir esporadicamente, como nos finais de semana, que dura mais tempo. Mas cuidado, usá-lo de tempos em tempos não significa que sua vida será duas vezes mais longa, apenas que ele durará um pouco mais de tempo.

Material de fabricação

O tipo de material também pode influenciar a durabilidade do colchão. Um colchão feito com materiais de qualidade durará muito mais do que um de qualidade inferior. Os colchões da D’Sono, por exemplo, são feitos com material superior, o que faz com que a vida útil seja muito mais longa.

Sinais de que está na hora de trocar de colchão.

Nós apenas ensinamos a teoria, o que é sempre bom saber, certo? Mas a prática é o que realmente lhe diz se seu colchão é aquele que já está precisando de descanso permanente. Portanto, tudo o que você precisa fazer é observar os sinais que mostram se seu colchão já está em mau estado. Vamos continuar a avaliar os seguintes fatores:

Você acorda cansado

Apesar de dormir a noite toda, você acorda com um cansaço terrível, como se tivesse dormido apenas duas ou três horas. A outra situação que ocorre é exatamente o oposto: você não consegue dormir. Apesar de estar muito cansado após um dia cheio de atividades (trabalho, casa, filhos, um pouco de esporte, compras, sua vida social, etc.), chega a hora de você se deitar na cama. Você relaxa, você está prestes a adormecer e… rola na cama a noite toda. Se você acordar cansado, qualquer que seja o motivo é um grande sinal para trocar de colchão.

Seu colchão está flácido ou deformado

Com o passar do tempo, o peso do nosso corpo acaba inevitavelmente deixando sua marca no colchão e, quando isso se torna visível, é um sinal claro de que é hora de mudá-lo. Se você acha que não há nada errado em dormir em um colchão flácido ou deformado, você está completamente errado. Por quê?

Você apenas tem que pensar em como é a sua coluna. A linha reta das costas é o que mantém você em pé e faz seu corpo funcionar corretamente. Se, por algum motivo, você adotar posturas ruins (mesmo enquanto dorme), terá problemas de saúde não apenas no sentido físico, mas também no sentido psicológico e emocional.

Um colchão deformado está causando um mau hábito em você e, portanto, deve ser banido da sua vida. Pense que, mesmo que você não perceba, passará aproximadamente 8 horas todos os dias dormindo em uma postura deformada. Hora de trocar de colchão, certo?

Você dorme melhor longe de casa

Outro dos sinais que lhe dão uma boa percepção é notar uma grande diferença quando você dorme fora de casa. Se você dorme melhor quando viaja ou quando dorme na casa de um amigo, isso só pode significar uma coisa: seu colchão não está mais apropriado.

Espirros na cama

Colchões são um atrativo potencial para ácaros e alérgenos. Para resolvê-lo, já existem colchões com tratamentos específicos que evitam esses desconfortos. Se toda vez que você se deitar aparecer a vontade de espirrar, já sabe qual é o motivo. Chegou a hora de trocar de colchão.

trocar de colchão
Trocar de colchão

Dor na região lombar

Começar a manhã com desconforto ou dor nas costas é o primeiro sinal de que seu colchão precisa de uma aposentadoria porque já perdeu todas as suas propriedades devido ao uso. Escolha um que se adapte ao seu corpo, tanto quanto possível. Pesquise e verifique se ele se adapta à forma do seu corpo e se a região lombar não forma um arco quando está deitado(a) de costas, que respeita a curvatura da sua coluna vertebral.

Conclusão

Ter uma boa noite sono é vital para desfrutar de uma vida saudável e plena. Portanto, não negligencie essa parte da sua vida. Pense bem, preste atenção nos sinais que está na hora de trocar de colchão e tome uma decisão. Se você acha que não é mais tão eficaz quanto deveria ser, pesquise e compre um novo. Sua saúde agradece.

Está à procura de um novo colchão? A D’Sono desenvolveu uma linha de colchões terapêuticos especiais, aliando a mais alta tecnologia do mercado com os melhores conceitos e terapias de saúde para uma qualidade do sono e seu bem-estar. Conheça os nossos produtos: https://www.dsonocolchoes.com.br/colchoes-terapeuticos-linha-dsono/

× Available from 00:00 to 23:59