Você sabia que existe uma terapia que permite liberar a fadiga do corpo e tratar certas doenças? Trata-se da Do-In, uma técnica oriental de automassagem, que possui os mesmos princípios da acupuntura, porém não usa agulhas, apenas pressão com os dedos. É um tratamento alternativo que ajuda a tratar diversos problemas, sejam físicos ou emocionais. Saiba mais sobre essa prática e conheça todos os seus benefícios.

automassagem
Do-In : técnica oriental milenar de automassagem

De onde surgiu?

O Do-In é uma técnica japonesa baseada na medicina chinesa, ioga e outras filosofias orientais. “Do-In”, significa literalmente “o caminho da casa”, sendo a “casa” uma metáfora para o corpo humano saudável.

É uma atividade que existe há mais de 5 (cinco) mil anos. Segundo a lenda, originou-se no reinado do lendário Huang Di ou Huang-Ti, conhecido como o Imperador Amarelo. Ainda na antiguidade, estas técnicas ancestrais de automassagem espalharam-se rapidamente pelo resto do oriente, ao longo dos anos foram adaptando-se em cada cultura.

Era muito usada por monges budistas para manter a boa saúde e suportar os dias difíceis de trabalho, oração e jejum nos mosteiros.

A técnica é baseada nos mesmos princípios da acupuntura oriental, mas não usa agulhas, e sim massagem e pressão com os dedos.

 

Como funciona?

De acordo com o sistema de medicina chinesa, o corpo é dividido em 14 grandes meridianos energéticos que são canais de energia CHI e estão relacionados aos principais órgãos.

A técnica utiliza os pontos dos meridianos do corpo humano para desenvolver a saúde física e mental. São neles que a energia Yin (negativa) e a Yang (positiva) circulam e o Do-In pretende fazer com que isso aconteça de forma equilibrada. A automassagem nos pontos corretos melhora a distribuição dessa energia.

A pessoa que realiza o Do-In pressiona com os dedos pontos específicos que estão no corpo, a fim de restaurar o equilíbrio de energia, que pode ser a causa de várias doenças, ajudando a aumentar o bem-estar e o vigor.

 

É difícil?

As manobras realizadas na técnica são muito fáceis e muito eficazes para acalmar a dor e restaurar a circulação de energia no corpo. Ao pressionar esses pontos são liberadas endorfinas que atuam no sistema nervoso central e periférico, gerando uma sensação de prazer e bem-estar, reduzindo o estresse e a tensão, aumentando as defesas do corpo, inibindo a dor.

 

Qual é o seu efeito do Do-In, automassagem, no nosso corpo?

Através do nosso corpo a energia flui constantemente, tornando-o saudável. Mas quando essa corrente de energia é interrompida por qualquer distúrbio, ele começa a funcionar mal e uma doença pode surgir.

O Do-In intervém através do trabalho de alongamento e automassagem, reativando o fluxo de energia do corpo e corrigindo desequilíbrios como enxaquecas, dores nas costas, distúrbios digestivos, problemas circulatórios, fadiga crônica, estresse, ansiedade ou insônia.

Ao praticar constantemente, você pode melhorar as disfunções orgânicas crônicas, como digestivas, urinárias, respiratórias, sexuais, fadiga, estresse e aumentar as defesas.

 

Por que essas práticas estão sendo cada vez mais procuradas?

Todos buscam tranquilidade, equilíbrio e qualidade de vida, porque a vida cotidiana afasta tudo isso de nós. O Oriente fornece essas maneiras práticas para resolver os problemas de nossas atividades frenéticas. Não são técnicas novas ou da moda, mas métodos milenares sólidos e eficazes.

De acordo com Michio Kushi, popularizador no ocidente de métodos orientais de saúde e autor de “O Livro do Do-In”, a técnica deve funcionar aliada e integrada a outras práticas, como cuidados com a dieta, respiração e relações sociais.

 

Do-In x outras técnicas

Como acupuntura, Shiatsu ou massagem tuina, a Do-In é baseada no movimento equilibrado da energia, mas não é necessário usar agulhas, como no caso da acupuntura, nem ter conhecimento especializado. E é muito fácil aplicar sozinho, fazer a automassagem.

Podemos dizer que o Shiatsu e Do-In são dois lados da mesma moeda. Enquanto o Shiatsu é uma massagem realizada por outra pessoa, o Do-In é uma automassagem. Ambos são baseados na mesma técnica de aplicação da pressão dos dedos.

 

Benefícios desta terapia

  • Liberta o cansaço e elimina o estresse.
  • Fornece relaxamento físico e mental.
  • Alivia enxaquecas, dores nas costas e no corpo.
  • Favorece a digestão e circulação.
  • Aumenta a concentração e ajuda a memória.

Principais técnicas do Do-In

A automassagem consiste, basicamente, no emprego de dois tipos de toque.

Sedação: essa técnica é utilizada para dispersar energia acumulada. Para fazê-la, é preciso pressionar forma intensa e contínua o ponto dolorido durante 5 minutos.

Tonificação ou Estimulação: essa técnica é utilizada para trazer energia ao corpo, reanimando o local. Para fazê-la, é preciso pressionar repetidamente determinados pontos em intervalos de um segundo, durante 1 a 5 minutos.

automassagem

As Fases de Do-In

  1. Na primeira fase, você deve tomar consciência do seu corpo através da concentração, respiração profunda e consciência dos movimentos. É importante que você tenha uma postura corporal adequada, para que respire corretamente e alcance um bom nível de concentração.
  2. No segundo estágio, você deve fazer uma série de exercícios lentos para aquecer as articulações. No final, você deve ter uma postura relaxada. Pode deitar-se, sentar-se ou ficar de pé, todas as três posições com as costas retas e a cabeça baixa.
  3. A terceira e última fase consiste na automassagem, por meio de golpes leves com os nós dos dedos ou pressão com os dedos, assim você desbloqueia os meridianos de energia e reativa o fluxo vital do seu organismo.

 

Tem contra indicação?

A prática do Do-In não apresenta qualquer contraindicação. Pode ocorrer em alguns casos o agravamento inicial dos sintomas, mas será temporário, pois indica somente que o processo de melhora está em andamento.

Assim como várias terapias alternativas, os resultados do Do-In serão mais eficazes e duradouros nas pessoas que utilizam outras técnicas naturais e controlam adequadamente a sua dieta e estilo de vida.

 

Onde posso aprender

Existem locais especializados que oferecem o tratamento junto com outras terapias orientais. E se você quiser aprender sozinho, existem diversos cursos que ensinam o passo a passo para a aplicação do Do-In, automassagem. Também há produtos específicos, como colchões terapêuticos, que possuem um sistema de massagem que ajudam a ativar a circulação sanguínea para ajudar na prevenção de doenças.

 

Conclusão

O Do-In é totalmente natural, não invasivo e totalmente seguro. Esse tratamento nos faz sentir como novos, nos ajuda a renovar e reativar nossa energia, além de trazer relaxamento físico e mental.

A D’Sono trabalha com estes colchões terapêuticos com vibromassagem possuindo 20 tipos de massagem que proporcionam uma incrível sensação de leveza e bem-estar.

Os produtos são fabricados com a mais inovadora tecnologia do mercado, tudo para garantir um sono de qualidade. As linhas de produtos visam tratamentos terapêuticos que permitem não apenas o descanso, mas também o tratamento de alguns problemas de saúde enquanto o corpo descansa. Descubra mais em nosso site: http://www.dsonocolchoes.com.br

 

× Available from 00:00 to 23:59