Quando nosso corpo dá sinais de problemas, nosso primeiro pensamento é recorrer aos remédios ou até a métodos invasivos, como cirurgias, o que nem sempre é a melhor opção. Existem diversas terapias alternativas, como o raio infravermelho, que podem tratar e até prevenir diversas doenças de forma simples. Um desses tratamentos que vem fazendo cada vez mais sucesso é o infravermelho longo. Através de ondas de luz, a terapia ajudar a reduzir dores crônicas e ajuda no tratamento de diversas doenças. Nesse texto, vamos elencar alguns benefícios do infravermelho longo para nossa saúde.

raio infravermelho

O que são raios infravermelhos?

A radiação infravermelha distante é um tipo de radiação eletromagnética que faz parte do espectro da luz do sol. Esses raios, invisíveis ao olho humano, são principalmente ondas de energia que têm a capacidade de penetrar profundamente em nossos tecidos para aumentar levemente sua temperatura, ativando assim várias funções vitais no corpo.

Existem inúmeras evidências científicas que comprovam a ação benéfica da termoterapia no corpo humano. De fato, civilizações como a romana, a egípcia, a antiga China ou os índios americanos já usavam essa forma de terapia há milhares de anos.

O que é terapia com raio infravermelho longo?

A infravermelha é uma das várias terapias alternativas que estão sendo testadas para o tratamento de pacientes com dor aguda ou crônica. Ela utiliza certos comprimentos de onda da luz que são direcionados aos locais do corpo que apresentam lesões.

Ao contrário da luz ultravioleta – que tem efeitos prejudiciais sobre os tecidos e células do corpo – a luz infravermelha ajuda as células a se regenerar. A luz infravermelha também melhora a circulação do sangue rico em oxigênio no corpo, promovendo uma cicatrização mais rápida dos tecidos profundos e aliviando a dor.

Tipos de raio infravermelho

Os raios infravermelhos podem ser divididos em três categorias de comprimento de onda: curta, média e infravermelho longo, que são medidos em mícrons ou micrômetros.

Os raios infravermelhos longos são o que oferece maiores benefícios, porque podem penetrar de cinco a sete centímetros no corpo, aumentando suavemente a temperatura.

Quando a energia é absorvida dos raios e absorvida pelas células humanas, ocorre um processo conhecido como “ressonância” ou “ressonância absorção”.

É seguro?

A tecnologia de terapia por infravermelho permite que as pessoas aproveitem os benefícios do sol, sem serem expostos a raios ultravioleta prejudiciais. Além disso, a terapia infravermelha é segura e eficaz, sem efeitos colaterais adversos.

O infravermelho longo é a energia que é facilmente absorvida pelo corpo humano e auxilia em todos os aspectos do crescimento e desenvolvimento do corpo. Entre todo o espectro de raios solares do sol, os raios infravermelhos longos são os mais seguros e os mais benéficos.

De fato, a luz infravermelha é segura e é usada mesmo para bebês em terapia intensiva neonatal.

Que efeitos têm no corpo humano?

O sistema circulatório desempenha um papel muito importante em vários de nossos órgãos, especialmente no sistema micro-circulatório que é à base de sustento da vida. Quando os raios infravermelhos longos penetram nos diferentes órgãos do corpo, eles são reativados, fortalecidos e revitalizados, pois os raios infravermelhos distantes regulam o fluxo sanguíneo e normalizam todos os sistemas.

Com um forte sistema imunológico, o corpo desenvolve maior resistência a doenças e retarda o processo de envelhecimento.

Como funciona a terapia por raio infravermelho longo?

O infravermelho longo penetra nas camadas internas da pele a cerca de 5 a 7 centímetros de profundidade. Por isso, atinge os músculos, nervos e até os ossos.

A luz infravermelha é absorvida pelos fotorreceptores nas células. Uma vez absorvida, a energia luminosa inicia uma série de eventos metabólicos, desencadeando vários processos naturais do corpo no nível celular.

Para quem é indicada?

A terapia com luz infravermelha é aplicada no tratamento de várias condições de saúde, incluindo dor nas costas, artrite, bursite, trauma contuso, tensão muscular, síndrome do túnel do carpo, dor no pescoço, dor nas costas, neuropatia diabética, artrite reumatoide, dor nas articulações temporomandibulares (ATM), tendinite, feridas, ciática e incisões cirúrgicas.

Outras condições que podem ser tratadas pela terapia por infravermelho incluem dor nas articulações, inflamação das articulações, dor muscular, lesões na coluna, dor nos nervos e lesões esportivas.

O que diz a ciência?

Um estudo realizado em 2008 se propôs a investigar a eficácia da radiação infravermelha distante em pacientes com fibromialgia, uma condição caracterizada por dor musculoesquelética generalizada. Treze mulheres foram submetidas à terapia com infravermelho distante uma vez ao dia por dois a cinco dias / semana. Após a primeira sessão, todos os pacientes experimentaram uma redução significativa da dor e, após 10 sessões, os efeitos se tornaram estáveis, demonstrando os efeitos terapêuticos dessa radiação na dor crônica.

Em 2007, um grupo de pesquisadores realizou um estudo em 145 pacientes em hemodiálise com fístula arteriovenosa para melhorar o fluxo sanguíneo de seus acessos vasculares usando terapia com infravermelho distante. Os resultados demonstraram a ação vasodilatadora desse tipo de radiação e reforçaram conclusões de estudos anteriores que sugeriram que os raios infravermelhos distantes exerceram efeitos biológicos não apenas na temperatura corporal, mas também na circulação.

Onde encontrar o infravermelho longo?

Além das saunas e locais especializados, você pode ter contato com o infravermelho longo através de bermudas, pijamas, calças, bodies modeladores, cintas, faixas abdominais, palmilhas ortopédicas e até os colchões, que oferecem os benefícios da terapia enquanto a pessoa estiver descansando.

Quais são os benefícios do infravermelho longo?

1- Saúde cardiovascular

Um dos principais benefícios para a saúde da terapia por infravermelho longo é a melhoria da saúde cardiovascular. A luz infravermelha aumenta a produção de óxido nítrico, uma molécula de sinalização vital que é importante para a saúde dos vasos sanguíneos. Ela ajuda a relaxar as artérias e impede a coagulação e a acumulação de sangue nos vasos. Além disso, ele também combate os radicais livres para evitar o estresse oxidativo e regular a pressão sanguínea.

O óxido nítrico é essencial para melhorar a circulação sanguínea, que fornece mais oxigênio e nutrientes aos tecidos lesionados. Assim, o infravermelho longo acelera a cicatrização de feridas e estimula a regeneração dos tecidos lesionados, reduzindo a inflamação e a dor.

 

2- Dor e Inflamação

A terapia por infravermelho longo é um remédio eficaz e seguro para dor e inflamação. Pode penetrar profundamente através das camadas da pele, até os músculos e ossos. Como a terapia melhora a circulação na pele e em outras partes do corpo, pode levar oxigênio e nutrientes aos tecidos lesionados, promovendo a cura. Ajuda a aliviar a dor, aliviar a inflamação e proteger contra o estresse oxidativo.

 

3- Lesões Musculares

A terapia infravermelha melhora a ação das mitocôndrias nas células, desencadeando o crescimento e o reparo de novas células e tecidos musculares. Em outras palavras, a luz infravermelha pode acelerar o processo de reparo após uma lesão muscular.

 

4- Artrite, artrose

O calor infravermelho longo pode ajudar a aliviar facilmente pacientes que sofrem de artrite, entorse, neuralgia, bursite, espasmos musculares, diminuição da dor, rigidez articular e várias outras doenças nas costas musculoesqueléticas. Grande parte das dores, rigidez e dor que acompanham o envelhecimento é reduzida.

 

5- Desintoxicação

O infravermelho longo libera toxinas que costumam estar no centro de muitos problemas de saúde, incluindo dificuldade em perder peso. As toxinas do nosso corpo aparecem na água como caroços ou glóbulos. A circulação sanguínea é bloqueada e a energia celular se deteriora onde essas toxinas se acumulam. No entanto, quando o infravermelho longo é aplicado às moléculas de água que contêm as toxinas, a água começa a vibrar, liberando os gases encapsulados e outros materiais tóxicos na corrente sanguínea, e o corpo os remove naturalmente por um processo normal de desintoxicação (suor, urina, excremento, sistema linfático).

 

6-Regula nível de açúcar

A terapia é conhecida por ser usada para ajudar a regular o açúcar no sangue. O diabetes é uma doença que impede o nosso corpo de equilibrar o uso de glicose (energia) derivada dos alimentos que ingerimos. Os sintomas comuns dos diabéticos são: micção frequente, sede e fome excessivas, náusea, fraqueza e fadiga. Os raios infravermelhos longos podem aumentar a circulação sanguínea, o que resultará no rejuvenescimento das células. A terapia ajuda a remover toxinas e resíduos e substituí-las por oxigênio e nutrientes frescos do sangue.

 

7- Limpa a pele

O aumento da temperatura corporal com raio infravermelho longo faz com que os poros da pele se abram. A transpiração se torna superabundante poucos minutos e expele impurezas profundas (sujeira, óleo e maquiagem) e células mortas da pele do corpo, deixando a pele radiante e impecavelmente limpa. Ao aumentar a circulação sanguínea, os nutrientes naturais da pele vêm à superfície. A aparência da sua pele experimentará maior firmeza, melhora no tom, elasticidade, textura e cor.

 

8- Sono

O infravermelho longo melhora a qualidade do sono, possibilitando um sono profundo e reparador (noites e dias melhores). Essa terapia também contribui para a diminuição da ansiedade durante o dia.

 

9- Acelera a recuperação

Acelera a eliminação do ácido lático produzido pelo exercício físico ou pelo estresse, reduzindo a fadiga; com efeito relaxante e melhora da flexibilidade muscular.

 

10- Capacidade regenerativa

O infravermelho longo estimula o metabolismo celular que aumenta a capacidade de regeneração do corpo e ajuda a restaurar o bom funcionamento do sistema nervoso. Quando qualquer tecido do corpo é exposto ao infravermelho, o processo de cicatrização do corpo é ativado. Ele é capaz de penetrar profundamente no corpo humano, estimulando suavemente a expansão dos capilares e estimulando a circulação sanguínea. Assim, o FIR estimula a produção de tecido celular e promove rapidamente a regeneração da pele e do sangue.

 

11 – Ajuda na perda de peso

A melhora no metabolismo induz à perda do peso, já que o infravermelho longo aquece o corpo e ajuda na queima de calorias. Além disso, quando os metais pesados ​​são reduzidos, eliminando-os, os desequilíbrios metabólicos que estavam causando má digestão e fácil ganho de peso serão corrigidos, agora esses problemas serão corrigidos com o uso contínuo do cobertor. Além disso, as toxinas lipofílicas armazenadas na gordura são reduzidas, facilitando a perda de peso.

 

12- Reduz o inchaço

Como auxilia a expansão microvascular, acelerar a circulação sanguínea, reduzir a pressão arterial e ajudar na retenção de líquidos, o infravermelho longo reduz o inchaço e alivia o cansaço das pernas e pés, comumente sentido devido às atividades realizadas ao longo do dia.

 

13 – Cura potencial do câncer

Alguns especialistas vêm estudando o uso da terapia por infravermelho longo como um tratamento potencialmente viável para o câncer. Pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA desenvolveram uma nova técnica, a fotoimunoterapia, que utiliza raios de luz infravermelha para destruir tumores.

Os pesquisadores acreditam que esse método tenha potencial para substituir vários tratamentos de quimioterapia, radioterapia e cirurgia.

 

Conclusões

A terapia por infravermelho longo é uma maneira segura e eficaz de reduzir a dor e tratar uma ampla variedade de condições, sem precisar recorrer a tratamentos invasivos ou medicamentos. Se você sente algum tipo de dor ou possui alguns dos problemas citados na matéria, pode ser uma boa alternativa.

A tecnologia dos colchões D’Sono contempla também a terapia por raio infravermelho longo e curto, uma técnica conhecida e reconhecida especialmente para tratamentos relacionados aos ossos e articulações, pois emite energia vital semelhante à energia do sol da manhã, essencial para todos os organismos vivos. Conheça a nossa linha especial: confira no nosso site: http://www.dsonocolchoes.com.br

× Available from 08:00 to 22:00