Ter uma boa postura é algo bem difícil de ser alcançado. Pense bem: você consegue manter uma boa postura, com a coluna alinhada, no seu dia a dia? Provavelmente não. Infelizmente, as más posições adotadas quando sentados, em pé e até dormindo podem causar problemas sérios e até irreversíveis. Porém, a solução pode ser bem simples.  A correção postural pode impedir doenças irreversíveis ou impedi-las de progredir e é muito útil para corrigir problemas de coluna. Quer saber como? Leia esse texto

problemas na coluna
Problema comum: dores nas costas podem ser ocasionas por um colchão ou travesseiro inadequados.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),  cerca de 27 milhões de pessoas de 18 anos ou mais, têm um problema crônico de coluna. O número corresponde a 18,5% da população brasileira.

Quando você usa tem uma postura incorreta, várias áreas de estresse podem se desenvolver no tecido muscular, nas articulações da coluna vertebral (facetas lombares) e nos discos. Essas tensões podem ser aliviadas assim que a postura ofensiva for corrigida ou continuar acumulando, enfraquecendo lentamente a estrutura afetada, como por exemplo:

  • Curvar-se prolongadamente em pé ou sentado pode fazer com que as costas, o núcleo e os músculos abdominais fiquem tensos e doloridos, reduzindo o suprimento de sangue e desenvolvendo lentamente rigidez e fraqueza no tronco e na região lombar.
  • Uma posição sentada sem suporte coloca uma pequena curva para a frente na coluna. Com o tempo, essa curvatura para frente pode colocar uma carga nos discos espinhais inferiores, causando hérnia.
  • Uma técnica de elevação incorreta pode causar hérnia no disco lombar, fazendo com que ele indique dor na região e / ou irradie dor na perna através de um nervo espinhal próximo.
  • Trabalhar em um laptop ou ler enquanto está deitado de bruços pode fazer com que a região lombar e o quadril se estendam (dobre para trás) excessivamente, alterando a dinâmica da curva medular inferior.

 

O que é correção postural?

A correção postural é uma técnica que ajuda a posicionar os músculos, de modo a deixá-los em equilíbrio, melhorando o fluxo linfático, energético e circulatório. Assim, a dor crônica é neutralizada e o corpo é reeducado para alcançar uma postura saudável, evitando problemas na coluna.

Graças à correção postural, é possível melhorar nossa qualidade de vida. Isso ocorre porque os movimentos do nosso corpo são realizados com mais facilidade. Essa técnica é um método progressivo (geralmente de fisioterapia) e é adequada para qualquer idade, pois respeita as possibilidades de cada pessoa.

As sessões de fisioterapia para correção da postura são projetadas individualmente, adaptando-se às necessidades de cada paciente. A partir dos sintomas que apresenta, é possível resolver as causas que os causaram.

 

Como funciona a correção postura

A correção postural é alcançada por meio de exercícios de fisioterapia que se concentram no cuidado das articulações, na respiração e no trabalho respeitoso dos músculos. É adaptado para todas as pessoas que sofrem de dores musculares ou desejam apenas ter um bom hábito de postura.

Também pode ser alcançada através de mudanças de hábitos, com diferentes técnicas para reeducar e ensinar o corpo a se mover, sentar e ficar em pé da maneira correta. São soluções que requerem a participação ativa do paciente, pois ele tem que colaborar para gerar novas posturas e aprender novas respirações específicas.

 

Correção postural x problemas na coluna

O alinhamento da coluna vertebral – do pescoço até a região lombar e os quadris – é fundamental para a capacidade do corpo de suportar seu próprio peso e se mover com eficiência, para que problemas de postura (que geralmente são crônicos) possam levar gradualmente à dor e à mobilidade reduzida.

A técnica também é recomendada para outros problemas como:

  • Dor no ombro
  • Dor nas pernas ou braços
  • Rigidez
  • Estresse

 

Como deve ser uma postura correta?

Deve ser aquela em que todos os elementos do corpo estejam em equilíbrio, com tensões distribuídas. Por exemplo, em uma pessoa que senta ou anda curvada, não há equilíbrio entre a frente e as costas do corpo. Com isso, a musculatura da parte de trás do pescoço e da região das costas pode estar se esforçando mais para manter os olhos para frente e evitar cair para a frente, o que com o tempo, causa problemas na coluna tanto na região cervical como na lombar.

 

A importância de “usar” bem o nosso corpo

A correção postural envolve não só a manutenção da boa postura estática (como na frente do computador), mas também envolve a forma de “utilização” do corpo em atividades diárias como caminhar, no ato de sentar-se e levantar-se, condução, etc.

Quando abusamos do nosso corpo, ocorre um microtrauma repetitivo que, por ser de baixa intensidade, tende a passar despercebido, mas, em longo prazo, se acumula, dando origem ao aparecimento da dor e, secundariamente, ao uso de posturas e movimentos compensatórios, que acabam se tornando vícios posturais prejudiciais.

 

Na hora de dormir

Por sua vez, a posição adotada para dormir também pode gerar problemas na coluna vertebral, porque quando você está deitado, precisa manter a coluna alinhada, e dormir de lado na posição fetal em vários casos é a melhor recomendação para evitar problemas na coluna.

Para isso, há colchões que ajudam na correção postural. O produto precisa ser reto e firme, mas ao mesmo tempo macio o suficiente para se adaptar às curvas da coluna vertebral. Ele deve apoiar as costas inteiras e deve ser largo para permitir qualquer posição, especialmente ao dormir com outra pessoa, para não precisar adotar posições constrangedoras e forçadas. Se for muito macio, será tão prejudicial quanto se for muito duro. Um colchão ideal é aquele que, deitado de costas com as pernas esticadas, permite que a coluna fique totalmente apoiada e não forme um arco na parte inferior das costas.

Outros benefícios da correção postural para evitar problemas na coluna

Já sabemos que qualquer pessoa, independentemente da idade e condição física, pode se beneficiar da correção postural.

Tratar e evitar más posturas

  • Prevenir, aliviar e tratar problemas nas costas (e outros sintomas como hérnias, cervicalgia, etc.).
  • Melhorar sua flexibilidade e tônus ​​muscular
  • Reduzir o estresse e obter melhor bem-estar corporal
  • Obter um corpo flexível e forte
  • Caso você pratique esportes, a correção postural será um excelente complemento.

Conclusão

A correção postural ajuda a obter força e flexibilidade para que as estruturas ósseas e os músculos desfrutem de um equilíbrio perfeito. Ou seja, seremos capazes de compensar as posições prejudiciais que mantemos durante o dia ao longo da vida, o que causa tensões em muitas áreas do corpo. Que tal mudar seus hábitos hoje mesmo, em busca de uma vida melhor?

Uma boa postura está diretamente relacionada ao uso diário de um bom colchão e bons travesseiros. Pensando nisso, a D’Sono desenvolveu uma linha de colchões terapêuticos especiais, aliando a mais alta tecnologia do mercado com os melhores conceitos e terapias de saúde do sono. Conheça nossos produtos, acesse nosso site: http://www.dsonocolchoes.com.br

× Available from 00:00 to 23:59