A massagem vibroterapêutica e os benefícios que traz para sua saúde!

Massagem vibroterapêutica
Massagem vibroterapêutica no colchão D´Sono

Um tratamento ainda desconhecido por grande parte da população, mas que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil é a massagem vibroterapêutica. A terapia consiste em usar vibrações para o tratamento de dores, insônia e até mesmo doenças crônicas, além de proporcionar relaxamento e bem estar. Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre essa massagem e seus principais benefícios. Vamos lá?

Onde surgiu a massagem vibroterapêutica?

Os primeiros relatos do uso da vibração para fins terapêuticos são da Grécia. Ela era utilizada para apressar o processo de recuperação de lesões através de um artefato formado por uma banda de tecido que envolvia o membro lesionado numa ponta, e na outra era ligado a uma lâmina metálica que provocava vibração (apenas em uma direção).

No final do século XIX, na década de 60, o médico e inventor russo, Gustav Zander, desenvolveu um aparelho que usava pesos e roldanas para criar uma sensação de vibração. O objetivo era criar um aparelho terapêutico. Em 1895, o médico e pensador, John Harvey Kellogg, começou a utilizar a terapia de vibração em suas consultas. Usando uma cadeira vibratória (desenvolvida por ele mesmo), afirmou que poderia ajudar a melhorar a circulação e aliviar a constipação.

Anos mais tarde

Durante o programa espacial russo, alguns médicos descobriram que os astronautas sofriam de perda óssea e fraturas em uma idade jovem. Eles começaram a usar a terapia de vibração para ajudar a fortalecer a massa óssea e os músculos dos astronautas. Hoje, a NASA continua a usar terapia de vibração para ajudar a prevenir a perda óssea.

Como ela funciona?

A massagem por vibração pode ser realizada por um terapeuta ou com um dispositivo eletrônico. Existem dois tipos de massagem vibroterapêutica:

Vibração localizada: A vibração é fornecida apenas para a área do corpo que precisa de tratamento)

Vibração de corpo inteiro: O tratamento é administrado pelo uso de uma máquina ou cadeira que vibra o corpo inteiro de uma só vez.

Quando as vibrações são transmitidas ao seu corpo, elas fazem com que seus músculos se contraiam e relaxem.  A direção e a intensidade das vibrações podem determinar como a terapia de vibração funciona.

Benefícios para a saúde:

Densidade óssea e força muscular

Um Artigo publicado no jornal Clinical Rehabilitation  revelou os efeitos das terapias com vibração na força muscular e na massa óssea. Os autores encontraram evidências de que elas podem ajudar a melhorar a força muscular das pernas em adultos mais velhos. Pesquisas mais recentes sugerem que a terapia vibratória pode ajudar a estimular a formação da massa óssea.

Dor muscular

De acordo com pesquisa publicada no Journal of Athletic Training, a terapia de vibração de corpo inteiro pode ajudar a prevenir dores musculares após o exercício.

A massagem vibroterapêutica reduz o efeito da dor sem usar qualquer medicamento. Mesmo as condições de dor crônica podem ser tratadas com essa terapia, pois entorpece a área dolorida e ajuda a relaxar os músculos.

Mal de Parkinson

Um estudo relatado na revista Neuro Rehabilitation sugere que a terapia por vibração pode trazer benefícios em curto prazo para pessoas com doença de Parkinson. Por exemplo, pode ajudar a diminuir tremores musculares e rigidez.

Circulação

A massagem vibroterapêutica pode ajudar as dores, melhorando a circulação sanguínea, que pode ajudar na recuperação de suas células e na eliminação de antígenos nocivos do corpo.

À medida que a massagem avança, o sangue é enviado pelas áreas congestionadas do corpo. É isso que ajuda a melhorar a circulação. Ao mesmo tempo ela ajuda a liberar ácido lático dos músculos, ajudando a aliviar a tensão e o desconforto muscular.

Melhorar a circulação sanguínea no seu corpo pode ter uma infinidade de efeitos positivos, como fadiga reduzida e promoção do reparo muscular.

Inflamação das articulações

A massagem vibroterapêutica pode ajudar a aliviar a inflamação e o inchaço das articulações e as dores podem ser temporariamente reduzidas. Alguns estudos sugerem que a massagem pode ser benéfica especificamente para aqueles que sofrem de dores no corpo, além de câncer, cirurgia cardíaca e enxaqueca.

A massagem vibroterapêutica também pode ajudar a:

  • reduzir a dor nas articulações;
  • reduzir dores nas costas;
  • aliviar o estresse;
  • aumentar o metabolismo.

Massagem Vibroterapêutica e as doenças crônicas

A massagem vibroterapêutica também ajuda pessoas que sofrem de condições e doenças crônicas à saúde. Veja alguns exemplos:

  • Osteoporose – uma doença dos ossos em que se tornam frágeis e podem se quebrar facilmente.
  • Reumatismo e artrite – uma doença ou condição em que as pessoas enfrentam extrema dor e rigidez nas articulações e nos músculos ou tecidos circundantes.
  • Drenagem linfática – Uma condição em que você experimenta má circulação no sistema linfático.

Massagem vibroterapêutica e o sono

Você luta para dormir à noite? Então uma solução pode ser um colchão com massagem vibroterapêutica. Ela pode aumentar os níveis de serotonina no corpo, o que naturalmente pode te ajudar a ter uma boa noite de sono. Além da melhora no sono, também ajuda a melhorar o seu humor! Isso significa que você acordará se sentindo alegre e revigorado!

Uma terapia que funciona

Sem dúvidas, a massagem vibroterapêutica traz inúmeros benefícios e ajuda no tratamento e na prevenção de diversas enfermidades. Por isso, se você sofre com algum dos problemas citados no texto, que tal dar uma chance a essa terapia? Com certeza, você terá muito mais qualidade de vida!

Se você quer experimentar a massagem vibroterapêutica de forma simples e eficiente, conheça os nossos colchões. Eles têm a tecnologia de massagens automáticas, realizadas por meio de vibrações rápidas e ondas eletromagnéticas.

Acionados por meio do controle instalado no aparelho celular, dispositivos massageadores dentro dos colchões terapêuticos produzem vibrações que se propagam ao longo de toda superfície, proporcionando estímulos agradáveis que atuam diretamente nas regiões cervical, lombar, coxas e panturrilhas. Veja aqui mais detalhes sobre os nossos produtos.

Nós da DSono podemos te ajudar a escolher o melhor colchão da nossa linha de colchões terapêuticos especiais, aliando a mais alta tecnologia do mercado com os melhores conceitos e terapias de saúde do sono.  Clique aqui e conheça os nossos produtos!

× Available from 00:00 to 23:59